Consulta de Especialidade

É uma consulta que pretende através de uma associação entre exame físico, ortopédico, neurológico e de reabilitação, baseada numa abordagem de observação dinâmica e de execução “hands on”, a localização do problema de qualquer desordem de movimento que implique uma redução do grau de independência e automaticidade.

Objetivos finais da consulta:

De acordo com o tipo de lesão que o doente apresente é efectuado um protocolo, tendo como base a funcionalidade e automaticidade sem permanência de dor nociceptiva ou neuropática, permitindo um bem estar animal. Assim sendo, a metodologia dos processos terapêuticos insere-se numa base regenerativa, moduladora e reparadora da funcionalidade perdida de modo a que o doente se adapte às funções diárias no âmbito familiar.

Funcionalidade para o conceito das ciências de reabilitação funcional e regeneração é afirmada quando o doente consegue obter a capacidade de se levantar e andar de modo autónomo até ao local de alimentação e que tenha micção e defecação autónoma. Esta propriedade aplica-se ao doente ortopédico, de medicina interna e neurológico.

Composição dos protocolos: 

Todos os protocolos têm como base, após um exame detalhado e sincronizado de reabilitação funcional, permitir estimular o presente a nível tecidular após lesão e potenciar a estimulação de informação por outras vías neurológicas.

Assim sendo, várias abordagens com exercícios passivos, activos assistidos e os exercícios activos, fazem parte do conceito de treino locomotor, que exige um número de repetições para promover a libertação de factores regenerativos.

Associamos ainda diversas modalidades de acordo com o objectivo pretendido.

Em alguns casos de animais neurológicos com perda de sensibilidade profunda fazemos um maneio farmacológico, recorrendo a fármacos com papel de regeneração neural comprovado cientificamente.

Uma vez que se pretende a remodelação e regeneração dos tecidos associados a plasma rico em plaquetas e células estaminais quando as lesões o requisitam, ou de forma preventiva, e ainda no conceito de travar as doenças de forma degenerativa tais como: displasia da anca e cotovelo; mielopatia degenerativa; poliartrite secundária a doença imunomediada ou autoimune.

CONTACTE-NOS